Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu - Nos Campos de Cima da Serra Gaúcha 1ª Parte

"A MEMÓRIA TROPEIRA RESISTIRÁ ENQUANTO O CINCERRO TILINTAR NO PESCOÇO DA MADRINHA, INDICANDO A DIREÇÃO CERTA DO VERDADEIRO CAMINHO DA HISTÓRIA UNIVERSAL" (Valter Fraga Nunes)

A III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu, como nas edições anteriores, foi recheada de muita história, cultura, emoção e surpresas.

A ideia de organizar uma tropeada que chegasse junto com a abertura do SENATRO (Seminário Nacional sobre Tropeirismo) em Bom Jesus/RS, já vinha sendo construída em meio a conversas de galpão entre estas duas figuras consagradas do Tropeirismo prático do Rio Grande do Sul: Sérgio Gaudério Barbosa e Marco Aurélio Angeli - Zoreia. Assim alinhavaram um plano de ação e levaram a proposta para a Srª Lucila Maria Sgarbi Santos, Coordenadora do evento. A princípio ficou meia receosa com esta aventura, mas acabou concordando.

Em 2010, finalmente aconteceu a I Tropeada em homenagem ao Patrono do Tropeirismo Brasileiro, Cristóvão Pereira de Abreu que pode ser revista no blog Tradição Gaúcha - I Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu.

Conta a própria Lucila, emocionada, que quando ouviu o tilintar do cincerro e o barulho do bate casco dos animais, indicando que a tropa estava chegando perto do CTG Presilha do Rio Grande, largou tudo e saiu para nos receber e conferir que a tal proeza fora concluída com êxito. Atras da Lucila, veio um povo curioso para saber o que estava acontecendo na rua e logo isso se transformou em uma grande confraternização entre tropeiros, pesquisadores, estudantes, tradicionalistas, políticos, etc...e o mais importante, a integração com os animais que são a razão deste encontro, os muares. Tudo isso regado a uma chuvinha que, ao mesmo tempo que molhava, se misturava com nossa emoção facial.

Deste então esta tropeada ocorre de 2 em 2 anos juntamente com o SENATRO, visando aspectos primordiais como: percorrer e registrar os caminhos mais próximos do trajeto original de Cristóvão Pereira de Abreu; chamar a atenção para a potencialidade do Turismo Rural aliado aos aspectos Históricos, Culturais, Ecológicos e Sociais de cada localidade; complementar a proposta do SENATRO. Além disso, é uma forma que alguns tropeiros gaúchos acharam para homenagear o nosso Patrono e todos aqueles que se dedicam a este tema, principalmente estes, que por alguns dias se voltam para Bom Jesus/RS para apresentar, debater, discutir, comunicar trabalhos que aos pouco dá forma a este imenso mosaico chamado Tropeirismo, integrando o Brasil e Países vizinhos.

A II Tropeada também pode ser revista no blog Tradição Gaúcha - II Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu .


Começamos os preparativos da III Tropeada com algumas reuniões para acertar caminhos, pousos e algumas mudanças que se fazia necessária deste a última edição. A primeira foi no meu sítio em Viamão no dia 04 de março e a segunda em Taquara na propriedade do Marco Aurélio Angeli - Zoreia no dia 22 de março. Nesta última fechamos o trajeto, rancho, pousos, datas, horários e a comitiva. Ficou decidido que nesta edição só participaria muares, com a exceção da égua madrinha. Também ficou acertado que seria entregue um certificado para o responsável de cada pouso em agradecimento pela confiança em permitir nossa permanência em sua propriedade. Outro cuidado que pedimos aos participantes é quanto a indumentária, evitando trajes que danifiquem nossa identidade gaúcha, mas infelizmente ainda não conseguimos plenitude nesta parte, quem sabe na próxima. A concentração ficou marcada para 22 de abril na Fazenda do Pinto de José e  Laurentina Cardoso da Fonseca, em São Francisco de Paula.

Participaram também da reunião a Beti, esposa do Zoreia.

A Lair (D) e Luciana  Heitelvan (E). Infelizmente tanto a Beti como a Luciana não puderam participar presencialmente da tropeada, mas estavam sempre em nossos pensamentos.

O Trajeto ficou o seguinte:
Saída: Dia 23 de abril - Fazenda do Pinto, São Francisco de Paula e Pouso no Parque de Rodeios de Lomba Chata, São Francisco de Paula, na margem da Rodovia da Rota do Sol.
Dia 24 segue para a Fazenda do Canzil de Henrique Turella em Jaquirana, atravessando o Passo da Ilha.
Dia 25 rumo ao Parque de Rodeios Dico Borges na Cidade de Jaquirana.
Dia 26 em direção a Fazenda do Matemático de Elvio Castilhos, atravessando as pontes sobre os Rios Camisas e Antas, próximo de sua junção (barra).
Dia 27 percorremos os corredores do Matemático até Hortêncio Dutra. De lá embarcamos (por medida de segurança) os animais até o Parque de Rodeios de Bom Jesus.
Dia 28, desfile e abertura do XII SENATRO e IX Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo. Após embargue da maioria dos animais de volta as suas origens, ficando apenas os de Viamão para dia 1º de maio.

A comitiva foi composta por:

José Cardoso da Fonseca - Zé Fonseca (São Francisco de Paula/RS), nosso vaqueano, guia e símbolo de motivação tropeira. É nele que nos espelhamos quando o assunto é tropeada em Cima da Serra Gaúcha. Para nós é uma honra dê-lo conosco.


Marco Aurélio Angeli - Zoreia (Taquara), Coordenador e nosso comandante, com ele fica a responsabilidade de conduzir a tropa em segurança até o seu destino.



Sérgio Gaudério Barbosa (São Francisco de Paula/RS). Coordenador e responsável pelos pousos.

Wernek Viamão Bandeira da Costa (Viamão/RS).


Lair Alves do Nascimento (Viamão/RS).



Antônio Nunes - Luizinho (Viamão/RS).


Enésio Hermes Breyer (Taquara/RS).



Adão Mozart Marins (Taquara/RS).



Rodrigo Wommer (Marques de Souza/RS). O mais novo integrante da Comitiva. Exemplo de superação e motivação nas horas difíceis da tropeada.



Valter Fraga Nunes (Viamão/RS).



Alan Monteiro da Costa - apoio e transporte dos animais (Taquara/RS).


Todos apresentados.

Iniciamos a movimentação das tropas com antecedência. Uma semana anterior da partida, o Sérgio já tinha levado sua mula azulega "Morena" para o seu compadre Zé Fonseca. Nesta semana de antecedência providenciamos a ferragem e vistoria sanitária da mulada. No dia 21 o Zoreia buscou nossos animais (6) em Viamão para juntar com a tropa dele em Taquara. Dia 22, cedo da manhã, saíamos (eu, Wernek, Luizinho e Lair) de Viamão em direção a localidade de Açouta Cavalo em Taquara, onde fica a propriedade do Zoreia. Lá nos encontramos com nossos companheiros Adão e Alan.


Enquanto isso, o Rodrigo chegava na Fazenda do Pinto e de cara aproveitou para tomar um leitinho fresco retirado pelo Zé Fonseca.





De volta a Taquara.
"Um gole de canha para espantar o calor".


Após o almoço, começamos a preparar os animais para subir a serra.



Animais embuçalados prontos para ir para o carregador perto deste local.


"Quanto tempo meu amigo".

Tudo acontecendo sobre os olhares atentos do nosso asinino reprodutor.

Uma pausa para um pito.


Prontos para o embarque. Infelizmente aconteceu um imprevisto com a égua madrinha e elegemos um muar para substituí-la.





Subindo a serra, muita neblina e curvas perigosas.




Chegando a São Francisco de Paula. Monumento da Hospitalidade serrana (cuia) e os plátanos canadenses com a tonalidade típica do outono.


Uma parada para contemplar o monumento em homenagem aos tropeiros na praça em frente a Prefeitura de São Francisco de Paula. 






Outra parada obrigatória em São Francisco de Paula é na Livraria Miragem. Um lugar mágico! (foto do blog http://livrariamiragem.blogspot.com.br/2011/10/teste-pagina-inicial.html )


Um dos filhos ilustres deste pago define assim a Livraria Miragem:
"...para nós, serranos, Miragem é vida, não é fruto da imaginação. Pode ser tocada, pode ser sentida, e por bela, prende a nossa visão. É o lar dos livros, casa de cultura, querência das artes de essência pura, altiva e nobre, com cheiro de terra. É a nossa origem materializada, é a nossa história sendo recontada, é assim Miragem, no altar da serra."   (Léo Ribeiro)


Este lugar não é apenas uma livraria, é também museu, espaço de arte, enfim um centro cultural efervescente. fotos de Marlene Junges.
http://prosadeviagens.blogspot.com.br/2011/10/livraria-miragem-sao-francisco-de-paula.html .






Lá encontramos um manifesto bastante interessante.



Além disso é complementado com uma maravilhosa sala de chás, cafés, doces, salgados. Tudo naturalmente saboroso.
foto de Rosane Tremea ( http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=150466&blog=319&coldir=1&topo=4198.dwt )



A proprietária Luciana é uma senhora pra lá de simpática e muito orgulhosa de seu trabalho. Também puderá, faz aquilo que gosta e com muito bom gosto. Parabéns pelo empenho de manter mais um ponto de encontro de intelectuais na Serra Gaúcha. (foto do blog http://livrariamiragem.blogspot.com.br/2011/10/teste-pagina-inicial.html )


Finalmente chegamos a Fazenda do Pinto, recepcionados pelo casal Zé Fonseca e Tia Laura, e seus filhos Jonas e Jairo.
Tia Laura já preparando a janta.


Jonas quebrando pinhão assado na chapa.


Jairo, junto com ajudantes assando uma carne. Encontramos mais dois companheiros desta tropeada, o Sérgio....


 ...e o Rodrigo.


Trio de fundamento.


Sérgio emalando o poncho. 


Hum!! A noite é uma criança!

Buenas, hora de dormir, que amanhã vamos picar a mula. Até a próxima postagem!

veja mais fotos clicando nos links abaixo.
III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu - 22/02/2014 - Lair

III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu - 22/04/2014 - Rodrigo
III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu - 22/04/2014 - Valter
III Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu - 22/04/2014 - Wernek

.

7 comentários:

  1. Grande Valter, simplesmente lindo - faz meu coração palpitar de vontade de estar junto. Aquele quebra costelas, rjbender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bender, sei que gostaria de estar lá, quem sabe numa próxima. Baita abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Que belo trabalho Valter!
    Sensibilidade artística em cada registro.
    Feliz por rever amigos tropeando culturas e celebrando a vida
    dos primeiros tropeiros!
    Estou, verdadeiramente encantado, sensibilizado!
    Parabéns a todos!
    Baita Abraço
    Celso Broda
    RSI e TVVIAMÃO

    ResponderExcluir
  4. Valter, Parabéns pelo trabalho ! por estas fotos e comentários podemos participar um pouquinho desta aventura." Não existe caminho longo quando os amigos nos acompanham" Um forte abraço ao Zoreia, e Sergio.
    Acacio Miranda da Silva- S.P. -E.S.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Acacio e tu estas certo sem a parceria de amigos de fé, isso jamais teria se realizado.
      Baita abraço.

      Excluir
  5. Meu coração palpita na ânsia de chegar o dia 9/4. Desta vez estarei de corpo e alma na Comitiva!!!Se Deus Nosso Senhor assim permitir!

    ResponderExcluir