Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

7º Festejos Farroupilha do Vale do Paranhana/RS 2013


Novamente foi um grande sucesso os Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana, aliás, que a cada ano se supera. O acampamento utiliza as dependências da Sede Campestre do CTG "O Fogão Gaúcho", localizado em Taquara/RS, na margem direita da RS 115, km 2 em direção a Igrejinha, Três Coroas, Gramado...Acredita-se que mais de 60 mil pessoas prestigiaram a programação deste evento que está entre os cinco maiores festejos Farroupilha do Estado. 


Este baita sucesso se deve principalmente a dedicação de pessoas competentes que organizam uma grande festa voltada para a comunidade, sem perder a essência da tradição gaúcha. Este ano o projeto ficou sob a responsabilidade da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, que tem na liderança José Roberto Fischborn e contou com o financiamento do Pro-Cultura/RS - Lei de Incentivo a Cultura, além de vários patrocinadores.

São shows com grandes artista em todas as noites da Semana Farroupilha. Passaram os cantores: Cristiano Quevedo, Joca Martins e Juliana Spanevello, Mano Lima, Érlon Péricles, Amilton Lima, Elton Saldanha, Cesar Oliveira e Rogério Mello e Grupo Os Mirins.



Além de apresentações artísticas de várias Entidades Tradicionalistas da região.



Mas o que chama mais a atenção é o cuidado especial dado as crianças, são milhares de estudantes, principalmente do ensino fundamental, que visitam o local. São preparadas diversas oficinas (dias 16,17 e 19) com linguagem apropriada para cada nível etário.

Oficina sobre nós de lenço.



Oficina sobre laço de vaca parada.


Oficina sobre brinquedos rurais.



Oficina sobre manejo do Cavalo Crioulo.



Oficina sobre Tropeirismo.





Todas estas oficinas são coordenadas pelo Srª. Marlene de Oliveira, que com muito carinho prepara toda a programação e ajusta as visitas das escolas no acampamento.



Aqui o Marcio Pinto resolveu testar a docilidade desta mula.


Além disso, elas puderam experimentar passeios a cavalo ou em carroções puxado por bois.




Todas as crianças não saem do acampamento sem fazerem um lanche preparado pelas merendeiras da Secretária Municipal de Educação. É oferecido um cachorro quente com suco.




Na quarta-feira (18) é realizado o Recanto Cultural. São apresentações sobre o tema dos Festejos Farroupilhas desenvolvido pelos alunos do Vale do Paranhana.







Das atividades entre os ranchos que participam do evento destacam o Recanto Culinário e o Recanto Integração, são brincadeiras competitivas como a corrida de arco e pinica.


Outra atividade muito importante é o Recando Solidário, que arrecadou alimentos, inicialmente no valor de R$ 1.400,00, mas o Rancho da ADEMACRO aumentou este valor para R$ 2.400,00, que foi destinado para o Lar Padilha, instituição que abriga crianças e adolescentes em regime de abrigo.



No dia 16 às 20:00hs falei sobre a origem, evolução e uso dos lenços, bem como a exposição de vários nós. 


Durante a Semana Farroupilha a Câmara de Vereadores mantem um posto avançado dentro do acampamento, fazendo inclusive uma Sessão Especial.




Teve até a apresentação do Vereador Lauri Fillmann.

A RBS esteve presente com o Repórter Farroupilha, mostrando vários detalhes desta bela festa. 



Que pode ser assistido nestes endereços:
http://globotv.globo.com/rbs-rs/bom-dia-rio-grande/v/reporter-farroupilha-mostra-as-atividades-da-semana-farroupilha-para-as-criancas/2829119/ 
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/inspirados-na-capital-os-acampamentos-farroupilhas-da-regiao-metropolitana-se-multiplicam/2833228/


A TV Tradição foi outra grande parceira que esteve presente e transmitindo ao vivo toda a programação, sem arredar o pé um instante. Vários vídeos podem ser acessado pelo site:

As atividades se encerram com uma cavalgada pelos pontos históricos mais importantes de Taquara, seguida pela extinção da Chama Crioula.


Para mais detalhes, recomendo que visitem o facebook do evento https://www.facebook.com/FestejosFarroupilhasDoParanhana

Vejam mais fotos clicando nas imagens abaixo.

7º Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana 15-17.09.2013 - Valter


7º Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana 15-17.09.2013 - Marcio Pinto


7º Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana 15-17.09.2013 - Mateus

7º Festejos Farroupilhas do Vale do Paranhana 15-17.09.2013 - Luis Carlos Masutti


Agradeço pela oportunidade de participar mais uma vez desta grande festa gaúcha e rever  velhos amigos, como José Roberto Fischborn, Luciane, Adão, Enésio, Edson, Genilto, Aécio, Zé Ferreira, etc.  Agradeço também aos amigos Mateus Portal, Marcio Pinto, Luis Carlos Masutti, pela cedência das fotos que ilustram parte desta postagem. Um abraço especial ao meu grande amigo e parceiro de tropeadas, Zoreia e  outro em sua esposa Beti, que sempre me recebem de braços aberto.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Walter está muito bonito o blog,festa linda, fotos incríveis e o parceiro aí, bela dupla!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Valter: vocês são incríveis! Parabéns
    Vita

    ResponderExcluir
  3. Valter querido, um pouco atrasada, estou aqui a apreciar os festejos do Vale do Paranhana. Fiquei encantada, tantas atividades bacanas, tanta gente presente, tanta beleza regional e de sabedoria dos Pampas. Parabéns a vc e a toda essa turma que participou do evento. Um beijo pra vcs, June Sabino/Tropa da Lua

    ResponderExcluir