Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Projeto Cultural e Social no Piquete Marca Gaúcha no Acampamento Farroupilha 2012 - Porto Alegre/RS

Do dia 07 ao dia 23 de setembro, o Piquete Marca Gaúcha, do distrito de Águas Claras da Cidade de Viamão/RS, esteve participando do Acampamento Farroupilha do Parque do Harmonia em Porto Alegre. E como todos os anos apresentam projetos culturais e sociais para os visitantes. Há alguns anos mantém parceria com a Isabela, distribuindo milhares de pacotes de bolachas para as crianças.



Outra parceria é com a Escola Técnica de Saúde Bucal Klymus que apresenta um teatro de fantoches para orientar a gurizada no tratamento diário dos dentes.






Aqui as crianças praticam a escovação correta dos dentes.


A equipe de trabalho da Klymus.


Olhe o teatrinho no vídeo abaixo.


Além disso, o Piquete tem compromisso assegurado com a cultura gaúcha. Este ano o tema dos Festejos Farroupilha foi "Nossas Riquezas" e me convidaram para participa, fazendo um estudo sobre carretas. Assim surgiu a proposta do projeto cultural "As Carretas Conduzindo Nossas Riquezas". Durante o evento, ficaram expostas miniaturas de uma carreta toldada com palha e um carroção de quatro rodas, juntamente com um banner detalhando as peças deste veículo milenar.


Fila para a visitação do Piquete.


Os componentes do Piquete Marca  Gaúcha mandaram fazer até camisetas com a proposta cultural. Ficou muito legal.


Aliás, o pessoal do Piquete estão de parabéns em tudo, inclusive na boia e que boia! Até dei uma manzinha para descascar as morangas para o jantar, rsss.


Para complementar, outra grande parceira, Atena Gráfica viabilizou a edição de um livreto em papel reciclado, de minha pesquisa, ilustrado por Sávio Moura, distribuído gratuitamente para as crianças, professores, Diretores Culturais de Entidades Tradicionalistas e todo público interessado por este tema. Aqueles que quiserem adquirir um exemplar, entre em contatos pelo meu e-mail valterfnunes@gmail.com . Esta publicação pode ser usada livremente, desde que mantido os devidos créditos.






No dia 19 de setembro, às 20:30hs apresentei uma palestra sobre o Projeto Cultural do Piquete Marca Gaúcha: "As Carretas Conduzindo Nossas Riquezas", onde fiz um apanhado geral sobre a evolução das carretas, desde a pré-história até os dias atuais e sua importância no transporte dos diversos tipos de carga durante a formação dos grandes núcleos urbanos. O tema se enquadrou perfeitamente dentro da proposta dos Festejos Farroupilhas 2012. A final toda a nossa riqueza teria que ser transportada por algum veículo, seja ela científica ou econômica. Parte da palestra pode ser assistida no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yPsRjhENboM .


Fabiano Mendes Batista, Agregado das Charlas, dando início a palestra.



A direita em pé, Ademir Machado Morais, Patrão da Entidade.


Comissão Avaliadora do MTG.


A palestra.


O público.


Ainda no início.


Encerrando.


Gostaria de agradecer ao Piquete Marca Gaúcha e a todos os seus componentes, principalmente na pessoa de seu Patrão Ademir Machado Morais, pela confiança depositada nesta proposta de reencontro com este antigo ofício de carreteiro, mostrando como nossas riquezas eram e ainda são conduzidas até hoje em algum lugar deste Rio Grande.

UM BAITA ABRAÇO A TODOS VOCÊS.

Um comentário: