Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

O Tropeiro e seu Parceiro


O Tropeiro e seu Parceiro

O que seria do tropeiro sem seu parceiro animal. Aquele que nos carrega em seu lombo a grandes distâncias, sem nos cobrar nada, apenas carinho e alimento.

Quando cavalgando nós tornamos um só, uma única sintonia, homem-animal e enfrentando juntos as intempéries da vida.

Quando a amizade supera os limites da compreensão humana, a união é muitas vezes até que a morte nos separe.

E quando a morte chega a tristeza é dolorida, é como se perdêssemos alguém da família, alguém que passou parte da vida nos complementando na lida diária.

Acredito que assim se sente meu grande amigo e irmão de tropeada Marco Aurelio Angeli, o Zoreia, pela perda de seu grande parceiro de tropeada, “Ademensiano”, animal com o qual compartilhou grandes aventuras pelo Rio Grande do Sul.

Fica aqui minha homenagem a este grande personagem da Tradição Gaúcha.

Um comentário:

  1. Valter, fiquei muito aliviada com esta tua homenagem...Saibas que meu coração esteve muito apertado e ainda fica quando lembro do Ademenciano. Aqui, nesta mesa, onde agora escrevo, tenho um porta retrato, onde estou abraçada a ele, um animal completamente dócil, um "bebê", como eu o chamava. Tive o privilégio, por muitas vêzes, dele ter sido designado a mim para cavalgar e por esta razão sentí-me muito bem para enfrentar qualquer jornada.Tenho testemunhas que podem comprovar o que ele fez uma vez lá no Cerrito: eu fui para a cavalgadas dos Aparados com pontada de pneumonia ( omiti ao meu médico a façanha da cavalgada), mas meu organismo não me permitiu ir além do Cerrito, onde chegamos e ele ajoelhou-se por três vêzes. Eu o levantava na rédea não entendendo o porque daquele gesto dele...fui entender muito tempo depois daquele ano de 2007. Ele percebeu que eu não estava a mesma e quiz me ajudar...Talvez por ele ser tão especial, o céu o tenha chamado tão cedo. Que saudade do "bebê"...amado Ademi. :(

    ResponderExcluir