Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

IV TROPEADA CRISTÓVÃO PEREIRA DE ABREU - 2016 - 1ª Parte


No dia 08 de abril de 2016, iniciou mais uma edição da Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu. Inicialmente marcada para sair dia 10 (domingo) na Fazenda do Pinto, em São Francisco de Paula/RS, mas por motivos de contenção de despesas, haja visto que, neste ano acrescentamos mais os custos dos exames sanitários obrigatórios para emissão de GTAs e seguro obrigatório para todos participantes, resolvemos sair a casco do Açouta Cavalo em Taquara/RS, economizando assim o frete de um caminhão para levar os animais até a Serra. A sugestão foi prontamente acolhida e com isso houve um aumento de 2 dias, passando dos 5 dias previstos anteriormente, para 7 dias. Como a Abertura do SENATRO já estava estabelecida para o dia 14, os 2 dias a mais foram jogados para o início.



Procurando sempre melhorar a formatação da Tropeada, realizamos no dia 12 de março, no galpão do Zoreia, uma reunião-almoço de integração dos participantes convidados, onde foi colocado o roteiro e os custos iniciais.




          
Também foi apresentado em slide uma série de recomendações a serem respeitadas. São detalhes que as vezes passam desapercebido, mas que no conjunto faz a diferença. A cada ano que passa sempre tentamos corrigir falhas que ocorreram nas anteriores, tentando argumentar que este evento não é um simples passear de muares, é algo que vai além, tem que ter espírito tropeiro, tem que ter altruísmo e se reportar para a época do final do início do século XX até a década de 60, época que representamos o Tropeiro Gaúcho. Para isso temos que ter muito cuidado com a indumentária e as encilhas. Somos expressamente rigorosos nestes quesitos quando estamos montados e em movimento. Nos pousos é aliviado por uma série de questões práticas.



Mesmo com todos estes cuidados, já anotamos mais algumas recomendações para a próxima Tropeada. Assim vamos aperfeiçoando a cada edição. Quanto aos participantes convidados, tem que se adequarem, com o risco de não serem mais convidados para as próximas, não há interesse em encher de pessoas não comprometidas com as tradições tropeiras, muito pelo contrário, menos pessoas, mas mais qualificadas. Para terem uma ideia, não existe taxa de inscrição ou adesão, todas as despesas são rateadas entre todos. Não existe nenhum interesse comercial e sim um compromisso com a cultura tropeira. (Foto da III Tropeada - 2014 - Lomba Chata - São Francisco de Paula/RS).





A lista de espera é grande e podemos citar o caso da senhorita Ana Luiza Rocha de Curitiba/PR, que há 6 anos esperava por esta oportunidade e finalmente foi convidada e teve que se ajustar a todas as recomendações, na qual cumpriu integralmente.



Uma coisa é certa, as pessoas começam a tropeada com um pensamento, e quando terminam, já pensam de outra forma, algumas até acham que realmente fizeram uma viagem ao passado.

          

A Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu foi idealizado em 2010 pelo Senhores: Sergio Gaudério Barbosa (São Francisco de Paula) e Marco Aurélio Angeli - Zoreia (Taquara), com o objetivo de participar da abertura do SENATRO em Bom Jesus/RS. (Fotos da III Tropeada - 2014).

          


A partir da 3ª edição (2014), começamos a reformular nossos conceitos e objetivos, buscando mais autenticidade e comprometimento com a tradição tropeira. Com isso nossas metas foram além de simplesmente abrir o SENATRO, mas de ser também uma complementação. Se lá dentro do CTG Presilha do Rio Grande, se fala, se discute, se mostra foto ou vídeo sobre tropas e tropeiros, nós, durante alguns dias que antecede o SENATRO, vivenciamos a realidade tropeira.


         


Além disso, todo conhecimento acumulado no SENATRO é repassado em nossas palestras pelo Rio Grande afora, ou seja, também é extensional. (Projeto Tropeirismo nas Escolas  -Bom Jesus/RS - 2015).






Buscamos também, percorrer os caminhos mais próximos do trajeto original de Cristóvão Pereira de Abreu. Além de uma questão histórica, mostrar, documentar, divulgar e chamar a atenção da potencialidade destes locais, que podem ser explorados economicamente no Turismo Rural, aliando aspectos histórico, culturais, ecológicos e sociais, endêmico de cada região. (Foto da III Tropeada - 2014 - Passo da Ilha - São Francisco de Paula-Jaquirana/RS).





Atualmente a Tropeada tem 3 Coordenadores (Sergio Gaudério Barbosa, Marco Aurélio Angeli - Zoreia e Valter Fraga Nunes), sendo o Zoreia, pela sua incontestável experiência campeira, o Comandante da tropa em movimento. São os 3 que avaliam a atuação de cada participante, analisam propostas de novos convidados e sugestões para as próximas tropeadas. (Foto na barra do Rio Camisas com Tainhas - 2013 Jaquirana/RS).




Nesta edição a comitiva teve algumas modificações de última hora. A Elisabeth Angeli (Beth) esposa do Zoreia, não pode nos acompanhar por motivo de saúde, na qual nos deixou bastante triste, mas o importante que logo em seguida se recuperou e ficou na torcida para que tudo ocorresse bem durante a tropeada e seus pensamentos chegaram até nós e nos acompanhou por todo o tempo e não deu outra, terminamos sem problema. Obrigado Beth, mesmo não presencial esteve sempre junto de nós. (Foto de Wernek Viamão Bandeira da Costa - I Tropeada  - 2010 - São Francisco de Paula/RS).





O companheiro Wernek Viamão Bandeira da Costa, também não pode ir na última hora, por motivos particulares, mas mandou dois representante, o burro "Pelé" e a mula "Erondina". Te esperamos para a próxima amigo véio. (Foto da III Tropeada - 2014 - Jaquirana/RS).



Outra mudança foi o motorista do caminhão que enfartou um dia antes e lá saiu o Genilton e Zoreia atrás de um substituto. Não demorou já tinha dois prontos para nos acompanhar, inclusive um era de Jaquirana.



Nesta edição, a comitiva ficou formada por 12 tropeiros à cavalo e dois no apoio (caminhão e camionete) e uma participação especial do Senhor Helmut que nos solicitou acompanhar no apoio, no qual nos prestou grande ajuda em alguns momentos.





Primeiro dia de Tropeada: 08 de abril de 2016 - Galpão do Zoreia até a Sociedade Cultural e Lazer Padilha Velha. Trajeto de aproximadamente 20 km.





A concentração começou a partir das 10h, terminando de ajeitar os últimos detalhes. Almoçamos por volta da 12h30min.



Encilhando os animais.


        
  
Vamos aos poucos apresentando os participante. Rodrigo Wommer de Marques de Souza/RS.

          

Ana Luíza Lima da Rocha de Curitiba/PR.




Alexandre Alexandre Scherer de Lajeado/RS.



Victor Américo Cabral Junior de Porto Alegre/RS.




Rodrigo Wommer e Davi Walter Musskopff de Marques de Sousa/RS




Últimos ajeites.



Em forma para a partida.



Uma parada para um aperto.



Subindo a serrinha em direção ao Morro Alto.








Djonas Weiss Heinnle de Igrejinha/RS.




Genilton Nilvado Altmeyer de Taquara/RS, passando pela Vila Tereza.



Seguindo para Padilha.






Última parada no Rio da Ilha. Quase chegando no pouso. 



Chegamos no pouso Sociedade Cultural e Lazer Padilha Velha por volta das 18h30min. Deixamos os animais na soga e fomos nos preparar para jantar e descansar. Antes um chimarrão com o Sergio Gaudério Barbosa que veio de São Francisco de Paula, juntamente com sua esposa dar um "Oh de Casa". Amanhã estará conosco definitivamente.



Nesta noite a Luciana Heitelvan de Taquara/RS se integrou a comitiva.

Buenas, primeiro dia se foi, agora é descansar que amanhã a jornada será longa.

Fotos cedidas por : Alexandre, Davi, Djonas, Jonas, Rodrigo, Valter, Victor e Zoreia.

2 comentários:

  1. Buenas, está muito bom o relato do 1º dia, no qual integrei somente á noite. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Entendemos que vontade não faltou para estar neste 1º dia, mas compreendemos teus compromissos profissionais. Baita abraço.

    ResponderExcluir