Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

APRESENTAÇÃO DE MULADEIROS DO MTG/SP NO RODEIO DO MERCOSUL - GRAVATAÍ/RS 23-24.11.2012

A cada edição o Rodeio do MERCOSUL - Gravataí/RS inova em suas atrações. Este ano ocorreram duas novidades: Apresentação de muladeiros do MTG de São Paulo, promovido pelo grande amigo e entusiasta do tema, Lairton Salles Pinheiro (Marreca) apresentador do programa Brasil de Bombacha da Radio AM Rural 1120-RBS.


Foto de Jairo Bitelo



As reportagens e fotos podem ser conferidas nos seguintes endereços eletrônicos:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2012/11/22/paulistas-trocam-cavalo-por-mula-em-provas-de-laco/ -
http://www.gravatai.rs.gov.br/site/noticias.php?id=151428 -
http://globotv.globo.com/rbs-rs/bom-dia-rio-grande/v/grupo-de-paulistas-inova-e-traz-ao-rs-tiro-de-laco-com-mulas/2256867/ .

Parabéns Lairton por esta grande iniciativa de aproximação dos nossos irmãos paulistas, que durante os séculos XVIII e XIX percorreram os campos do RS para tropear animais até a Feira de Sorocaba. Nestas idas e vindas, muitas informações, experiências, usos e costumes foram compartilhados, sendo os paulista, juntamente com outras etnias e miscigenações, grandes responsáveis pela formação do Rio Grande do Sul.

A outra novidade: 1º Pouso de Carreteiros será postada em seguida.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário