Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Ainda por Ipoema - Itabira / MG

Aproveitamos o domingo (dia 23/10) para dar umas olhadas por Ipoema. Desta vez acordamos tarde (08:00hs) e fomos tomar o café da manhã na Pousada Quadrado de propriedade do Reinaldo (irmão da Eleni).

No caminho encontramos este Senhor entregando leite com sua mula.


Já foi motivo para festa, primeira mula do dia, rsss.


Após o café, já tratamos nossa ida para Belo Horizonte no dia seguinte (segunda-feira).


Resolvemos passar no Museu para retirar mais uns retratos e no caminho nos deparamos com esta cena. Uma menina segurando o burrinho, enquanto seu pai fazia compras no armazém.


Detalhe das encilhas e aparatos. O facão sempre presente.



Em frente ao Museu do Tropeiro encontramos uma figura humana fantástica, Sr. Délio Reis da Cunha, montado em um de seus burros de fino trato, conversando com Luiz Maya (Grande Campeão de Berrante). E já se chegando para perto o Wernek.



Depois de muita conversa, o Sr. Délio nos mostrou a marcha batida de seu burro. Muito boa.


Com muita boa vontade, o Sr. Délio nos convidou para após o almoço visitar sua propriedade, distante uns 2Km dali. E assim ficou combinado que às 14:00hs ele nos buscaria.


O Almoço foi no Restaurante do Reinaldo, o mesmo que jantamos quando chegamos a Ipoema, uma delícia. Comida caseira feita em panelas de barro tem um sabor muito especial.


Buenas, às 14:00hs em ponto O Sr. Délio veio nos buscar. Foi eu, o Zoreia e o Ivan. Quando chegamos à propriedade dele, a primeira coisa que vimos foi esta maravilha, uma carreta bem típica de Minas Gerais.



E logo em seguida ele apresentou alguns dos animais que ele possui. Todos muito bem formados e andamento primoroso.



Veja esta mesa, que legal! Feito pelo próprio Délio que além de criar animais, gosta de marcenaria. Aliás, toda a propriedade é um encanto. Ele pretende fazer uma cancha de exposição de animais e incluir vários shows durante o Evento. Já começamos a entender que o Sr. Délio é um grande empreendedor disposto a colaborar no crescimento do Agronegócio e do Turismo Rural em Ipoema.


Na metade da tarde o Sr. Délio nos convida para visitar o Sr. Enelvino Coelho, um dos tropeiros mais antigos de Ipoema (nascido em 1923). O que aceitamos prontamente, já que nosso interesse é aprender o máximo que pudermos sobre a tradição tropeira deste lugar. Ao chegar lá imaginem o que vimos primeiro, outra magnífica carreta mineira.



Sr. Enelvino Coelho nos recebeu com muita alegria, hospitalidade e respeito, que, aliás, é marca registrada do povo Itabirano.



Os filhos do Sr. Enelvino, José (C), mais conhecido por Zé do Cachimbo e o da direita não lembro o nome, são pessoas simples, mas de muito conhecimento da lida tropeira, verdadeiros professores desta arte e que herdaram do pai o gostam por uma boa prosa. Aqui nos mostrando as trempes típicas da região.



O Zoreia, o Sr. Ivan e eu ficamos emocionados por vermos tantas tralhas originais e típicas desta região. Sem dúvida foi um presentão para nós, podermos visualizar e comparar a maneira de arreamento das mulas, bem como a forma de confecção e uso das tralhas mineiras com relação às gaúchas.






Retratos para guardar com muito carinho.



Nos despedimos e agradecidos por mais este momento de integração entre os costumes deste Brasil extraordinário. Obrigado Sr. Enelvino e sua família por mais esta aula de vida.


Após este encontro que muito nos honrou, o Sr. Délio nos levou até a Cachoeira Alta. Uma maravilha da natureza e um dos principais pontos turístico de Ipoema. Além da chuvinha fina que caiu o dia todo, perto da base da cascata se forma um nevoeiro que molhava e lavava nossa alma. Fantástico!



Logo em seguida, fomos conhecer outro empreendimento do Sr. Délio. Ele esta concluindo uma pousada espetacular num lugar fantástico. Vale apena conhecer, é lindo!












Quando pensamos que o passeio iria terminar, ele resolveu nos levar a casa de outro tropeiro velho. Hoje não tropeia mais e se dedica a cuidar de um alambique, juntamente com seus filhos.


Olha esta relíquia! Acho que meu pai sentou em uma, quando estudou (mais de 70 anos atrás).


Seu filho nos mostrou o alambique.





Um par de jacás, sinal que tem muares na propriedade.


Outro retrato para guardar com muito carinho.


A noite caiu e depois de muitos quilômetros de andanças, finalmente chegamos à Pousada da Dona Rosa.

Buenas meu amigo Délio, não temos palavras para agradecer tamanha hospitalidade, disposição e alegria de nos levar para cima e para baixo, chovendo, com barro, colocando seu carro em risco para nos mostrar pessoas que tive muito orgulho de conhecer, desde seu Enelvino, tropeiro que tem muito a ensinar e a família negra do alambique. Que gente impressionante! Fazia tempo que não abraçava gente tão pura. Espero ter me contaminado com tanta moral de vida. Aprendi muito sobre humildade e a grandeza da simplicidade. Esperamos poder retribuí-lo quando vieres ao Rio Grande do Sul. Mas para não ficar em branco deixo uma lembrança desde modesto gaúcho, uma faca Coqueiro (trocamos por uma moedinha, pois temos um ditado no Sul que não se presenteia um amigo com faca, pois corta a amizade, por isso se troca por uma moedinha) e um burrinho de madeira feito em Bom Jesus/RS, para que se lembre de nossa passagem por esta terra histórica de Ipoema, no seio da Estrada Real.


Zoreia entregando um lenço gaúcho para atar de vez nossa amizade.


Sr. Ivan Machado entregando material de divulgação dos Encontros de Muleiros da Serra Gaúcha.


Estava presente na pousada e conversou muito com o Wernek e o Carlos Cesar o Sr. José Ignácio Vieira, profundo conhecedor da história de Ipoema e foi presenteado com uma legítima cambona gaúcha.



José Ignácio cedeu para reproduzir estas fotos antigas. A primeira é o Professor Manoel Soares em frente de sua morada em Ipoema. Foto de aproximadamente 130 anos.


Não temos nenhuma informação específica das duas próximas fotos, mas são de Ipoema.



E assim terminamos mais um dia em Ipoema, o último desta primeira visita, pois pretendemos voltar mais vezes. Amanhã (segunda-feira) partiremos às 07:00hs para Belo Horizonte e a tardinha retornaremos ao Rio Grande do Sul.

Deixo estas duas imagens para reflexão e um pensamento:
"Aprendo a existir melhor, compartilhando vivências com cada pessoa que conheço nesta minha efêmera caminhada terrena."




Veja mais fotos clicando nas imagens abaixo.
1º Seminário Internacional de Tropeirismo - Valter 23.10.2011

1º Seminário Internacional de Tropeirismo - Wernek 23.10.2011

3 comentários:

  1. Boa tarde amigos tropeiros !

    Com muita satisfação tenho recebido os correios eletronicos,os vejo com muita atenção e carinho,tenho certeza que receberei e enviarei todas às noticias e novidades.
    Grato por tudo.Coloco me a disposiçãode todos.

    Um forte abraço Tropeiro à todos

    Acacio Miranda da Silva
    "Tropeirismo Raiz"
    Porangaba-ESP
    11 39315811
    11 98765900

    ResponderExcluir
  2. Valter:
    Quando você me disse que queria conhecer um criatório de muares, não pensei que estava atrás dessa simplicidade que enche os olhos. Na verdade, o que temos mais trabalhado são os valores da vida rural que criam identidade e fazem de tantas vivências um renascer. Esta é nossa missão junto à grande mídia, junto à população porque nada é fantasioso e sim vivido por isso se torna fantástico. Parabéns pelo olhar que captou a riqueza de cada local e dentro desse cenário, os moradores com suas qualidades. Ipoema canta e gorjeia esta maestria.
    Obrigada pela divulgação!
    Grande abraço.
    Eleni Cássia Vieira
    Diretora do Museu do Tropeiro
    Ipoema-Itabira/MG

    ResponderExcluir
  3. Amigo Valter!
    Sou muito grato por todas as matérias que me envia por e-mail, guardo-as todas, pois são fotografias que enaltece nossa cultura. Sou um tradicionalista que vê no Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado o orgão oficial preservador da nossa cultura, porém considero muito burocrático pelo exesso de regras e normas. Hoje sou mais liberal, porém sempre mantendo as origens, assim como tu e teus companheiros fazem, como comprova as matérias que tu me remete. Mais uma vez um forte quebra costelas, até o dia que Deus nos colocará frente a frente pessoalmente.
    Olegar

    ResponderExcluir