Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

1ª Carreteada de Viamão / RS

Nos dias 8 e 9 de outubro, após meses de trabalho, organização e divulgação aconteceu a 1ª Carreteada de Viamão e o resultado foi gratificante. O projeto foi realizado em conjunto com a Igreja Matriz de Viamão Nossa Senhora da Conceição, Associação Rádio Comunitária Santa Isabel FM 87.7 e Associação dos Muleiros do Viamão, na localidade da Estância Grande - Capela São Vicente Mártir.
.
No site http://www.bancadigital.com.br/cg/dviamao/reader2/ edição do dia 1º de outubro de 2011, foi feito uma ampla reportagem sobre o evento e gostaria de agradecer a redação do Diário de Viamão pela iniciativa e comprometimento em divulgar a história de raiz de Viamão, em especial ao repórter Rodrigo Palaver que escreveu esta excelente matéria e posteriormente, na edição do dia 11 de outubro complementou a reportagem.
.
A 1ª Carreteada de Viamão além de buscar reviver as atividades do transporte de tração animal do início deste povoamento, abre novas possibilidades no setor do turismo rural, cultural, histórico e ambiental, além de, desenvolver outros setores ligados direta ou indiretamente a este evento como o artesanato, a culinária, a musicalidade, etc...
.
A medida que o dia da carreteada se aproximava, a área externa da Capela São Vicente Mártir se modelava conforme os ajustes necessários, nesta fase contamos com o apoio de pessoas da comunidade que muito se empenharam para deixar o local bem agradável. Sr. Alfeu, Sidnei, Dídio, Valmor e Salete, etc. Além da equipe da Rádio Santa Isabel que também pegou junto.
.
Algumas empresas nos apoiaram prontamente, como a COOPERNORTE que montou toda a iluminação externa. Paulo Fracasso, Presidente da empresa, foi um grande incentivador.


.
As madeireiras e Ferragens Barnabé, KF, Junior Jaeger e Tarumã contribuíram com materiais básicos. A Genial forneceu todo o material de limpeza e higiene. A Quinta da Estância aparou o campo para o acampamento e emprestou mesas, pratos e talheres para as refeições. A Escola Técnica de Agricultura - ETA levou alunos para ajudar na limpeza do terreno.
.
Contamos também com o apoio da Prefeitura Municipal de Viamão, em especial a pessoa do Prefeito Alex Sander Alves Boscaini, que prontamente colocou a disposição sua equipe para nos ajudar. A secretaria de Obras, A Secretaria de Educação, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Departamento de Turismo), Secretaria de Cultura (Departamento de Memória), foram os segmentos da Prefeitura que contribuíram neste evento, na qual agradecemos muito.
.
Sábado, dia 8 de outubro, amanheceu nublado. A meteorologia anunciava chuva para a região, o que de fato aconteceu. Em Viamão choveu forte, menos na comunidade da Estância Grande. Só no final da tarde ocorreu um tímido chuvisqueiro, servindo apenas para tirar o pó das carretas.
.
Ainda pela manhã chegaram algumas Carretas, como a da KF Materiais de Construção. Gilberto Kellermann foi atrás da velha carreta e a restaurou para participar, mas Infelizmente não conseguiu animais para puxá-la, mesmo assim entendeu o espírito do projeto e a levou. Obrigado Gilberto, tenho a certeza que teu exemplo de parceria será modelo para muita gente.




.
Gilberto Kellermann no centro para esquerda.

.
O Zoreia de Taquara com um terno de muares (mulas e burros) também chegou pela manhã.


.
Outras já chegaram durante a semana.



.
No almoço, o Ricardo Baldez e a sua esposa Vera, fizeram uma galinha no disco que foi de cair o queixo.

.
No galpão, Sob a responsabilidade de Miguel Vargas (Miguelito), foi servido um baita carreteiro para quem não queria envolvimento com cozinha. Estava presente o Prefeito Alex Sander Alves Boscaini e sua comitiva.

.
Da esquerda para direita: Jairo Bitelo baita amigo e grande Campeão da última Carreteada de Gravataí, eu, Zeca do Dep. de Memória da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SMCE), Claudio Montano do Dep. Turismo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), ambos de Viamão e Ricardo Baldez grande parceiro.

.
Outro grande amigo Valmor do Dep. de Memória da SMCE de Viamão.

.
Tudo certo para começar.


.
Olha a alegria desta gente. Parecem crianças esperando picolé, rssss.

.
O Brasileirinho vai de qualquer jeito, mesmo a pé.


.
Começou a 1ª Carreteada de Viamão.

.
Carreta de bois conduzida pelo Lucas, rapaz de muita fibra e conhecedor da lida campeira, um dos proprietários da Cancha de Rodeios Quero-quero - Estância Grande. Foi nesta que eu fui.


.
Carroção puxada por um terno de muares conduzido a cavalo pelo amigo e irmão de tropeada Zoreia de Taquara.

.
Carretilha puxada por cavalo Percheron, típico equino de tração.

.
Carroção puxada por cavalo, conduzida pelo Hélio de Maquiné (os dois últimos carroções de propriedade do Wernek).

.
Os Cavaleiros.

.
E as cavaleiras.

.
Belas paisagens.

.
Estrada em frente da fazenda do Jaconi.

.
O cusco sempre junto.

.
Alguns ajustes.

.
Atravessando a Fazenda Santa Eugênia.
Agradecemos ao proprietário que abriu a porteira, possibilitando este belíssimo atalho.








.
Parada obrigatória e descida dos passageiros para passar um pontilhão.



.
Subindo de novo.



.
Jorge Mendonça (D), Aldo (C) e Gustavo (E) experimentando a minha mula "Meia Noite" que sempre que pode, faz uma boquinha no pasto.


.
Subindo a lomba do Beco da Cegonha.


.
Uma ajuda para os muares.



.
Olha o Luizinho, brequeiro do carroção do Zoreia.

.
Aqui a versão pirata do gaúcho a pé, um pouco mais baixo e gordinho. Brincadeira Renato Bafaro (o verdadeiro gaúcho a pé). Tu fez falta, na próxima vê se vem.

.
Quase chegando.



.
Festa na chegada.

.
Neia da Quinta da Estância (E), comunicador e colaborador da Rádio Santa Isabel, grande parceiro da Carreteada.






.
Em seguida caiu um chuvisqueiro, mas logo passou.


.
Depoimentos na Rádio Santa Isabel. Todos satisfeitos e prontos para a 2ª Carreteada de Viamão. Ivone Costa (D) comentou : "não foi uma carreteada comum, pois, além do passeio e de paisagens belíssimas, também teve muita adrenalina. Passamos por locais, cujo acesso exigia um pouco de coragem, revivendo uma pequena amostra das dificuldades que os carreteiros de antigamente passavam. Foi maravilhoso, não perco a 2ª Carreteada de 2012."





.
O Baldez de novo, fazendo a chuletinha no disco, que janta!

.
O pessoal de Alvorada, comandada pelo grande amigo Pacheco, fizeram aquela costela no fogo de chão.


.
Na noite de sábado uma tertúlia reuniu vários artistas de alta qualidade como: Tio Nanato, Adelar Saraiva, Leonardo Quadros, Brasileirinho do Acordeon, Carlos Cesar, Valdecir Chamurro e vários grupos sertanejos de raiz (modas de viola). Tudo isso sob o comando de Odilon Ramos e transmitida ao vivo pela Rádio Santa Isabel.













.
A Ivone Costa fazendo uma boquinha no meio da tertúlia.

.
Apresentação do Grupo de Danças Adulto do CTG Armada Grande.

.
O domingo (da 9) amanheceu ensolarado, iluminando a Capela São Vicente Mártir.

.
Por volta das 10:00hs, ocorreu a Missa Crioula, ministrada por um dos mais antigos Padre tradicionalista, Amadeu Canellas.







.
Após o almoço foi feito o encerramento do evento com o pronunciamento dos organizadores.

.
Começando com o Celso Broda, Presidente da Rádio Santa Isabel.


.
Valter Fraga Nunes.

.
Padre Rogério Flores, Paróco da Igreja Matriz de Viamão Nossa Senhora da Conceição.

.
Wernek Viamão Bandeira da Costa.

.
Além dos realizadores do Projeto, falaram também o Claudio Montano, Diretor do Dep. de Turismo, representando a Prefeitura de Viamão.

.
Marco Aurélio Angeli, representante de Taquara.
Na qual não temos palavras para agradecer seu empenho em participar da Carreteada de Viamão. Trouxe desmontada a carreta, junto com o terno de muares. Montou a carreta, desmontou para levar embora e montou novamente em Taquara. Tem que ser muito parceiro para tal feito, diante do trabalhão que dá toda esta movimentação. Muito obrigado a Dona Beti, tua esposa, companheira que acompanhou de ponta a ponta o trajeto.

.
E para encerrar o Hino Riograndense, tocado pelo Chamurro.

.
Veja mais fotos clicando nas imagens abaixo.

1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Valter Fuji


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Valter Sony


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Wernek


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Valmor


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Hélio Maquiné


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Gilberto Kellermann

1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Baldez


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Tertúlia


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Valter Missa Crioula


1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Encerramento Valter
.
Danilo Ferraz é fotógrafo profissional e quem desejar fotos impressa em alta resolução é só entrar em contato com ele pelo fone (051) 9102 3364.
Pode ser visto uma amostra clicando na imagem abaixo.

1ª Carreteada de Viamão 8 e 9 de out. 2011 Danilo Ferraz
.
A carreteada que ocorreu nos dias 8 e 9 é apenas uma etapa de um projeto maior que pretende continuar, principalmente junto as escolas, mostrando a importância deste veiculo na formação dos povos, que levava e trazia pessoas, mensagens, mercadorias, etc, dos lugares mais distantes. A edição e distribuição gratuita de um livreto (tipo cartilha)
será um dos principais instrumentos didático-pedagógicos para que as crianças tenham um contato mais íntimo com tema. Além disso, será proposto exposições e oficinas, com o objetivo de materializar o conteúdo sugerido nos livretos. Um complementa o outro. Mas para isso é necessário parceiros que abracem e apóiem financeiramente este projeto.
.
Um abração a todos e esperamos encontrá-los na 2ª Carreteada de Viamão em 2012. Enquanto isso, toca os bois amigo Lucas!!!