Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

2ª Carreteada Taquara - Rolante /RS 19.02.2011

A convite do nosso grande amigo e irmão de cavalgada Marco Aurelio Angeli, mais conhecido por "Zoreia", participamos (Eu, Wernek e desta vez levamos o Sr. Edmar Santurion) de dois eventos da Região. No dia 19 (sábado), da 2ª Carreteada Taquara - Rolante e no dia 20 (domingo) da Cavalgada de Aniversário do CTG Pouso dos Tropeiros.
.
Chegamos sexta-feira (dia 18) a tardinha na casa do Zoreia, onde, como sempre fomos bem recebidos pelo casal. Depois de um pouco de prosa, fizemos um baita churrasco em uma churrasqueira suspença, projetada pelo próprio Zoreia.


.
Na manhã do dia 19, começamos preparar o carroção, que será puxado por dois muares de propriedade do Zoreia, que é criador destes animais e quem quiser adquirir um burro ou uma mula para carroça, para cavalgar ou para diversos outros tipos de trabalho é só ligar para o Zoreia (51 9972 5137).


.
Logo em seguida colocamos a carreta na estrada em direção a concentração no Rio da Ilha.




.
Uma paradinha para ajustar as cordas.

.
Belas propiedades pelo caminho.

.
Chegando na concentração.






.
Gaiteiro nunca falta nestes momentos.

.
saborendo um pedaço de carne assada.

.
Uma boa conversa.

.
Um pouco de água do Rio Rolante antes da jornada.

.
Outros preferem dar uma refrescada geral.

.
Hora de se mexer.


.
O percurso da Carreteada é de aproximadamente 9,5 km, saindo de Rio da Ilha / Taquara nas margens do Rio Rolante e terminando em Rolantinho / Rolante na propriedade do Sr. Ademir, conforme mapa abaixo. O trajeto em azul e amarelo foi o que nós percorremos além do trajeto comum em vermelho (total de +ou- 27,7 km).

.
Participaram
cerca de 30 carretas e uma gauchada muito faceira, vindas de várias localidades: Vila Tereza, Padilha, Morro Alto, Taquara, Açoita Cavalo, Olhos D'Água, Moquem, Rio da Ilha, e outros.
.
Na frente o idealizador e organizador Sr. Luiz Breno Mattano, que pelo 2º ano comanda a Carreteada.



.
Olha a carinha destes dois inocentes! rsssss.



.
Construções antigas.


.
Cavaleiros do CTG Passo dos Tropeiros acompanharam boa parte do caminho.

.
Quase chegando.

.
Rio Rolante.

.
Chegamos com o Prefeito Pedro Luiz Rippel (camisa listrada de azul e boné vermelho) que nos acompanhou desde a entrada da Cidade. Belo exemplo. E a recpção calorosa do Sr. Ademir (fora da carreta), o anfitrião.

.
Amplo galpão, que nos abrigou de uma chuvinha que caiu na hora certa...

.
...refrescando a bicharada.


.
Zoreia no centro, o Organizador Mattano na esquerda e o Prefeito Pedro Rippel na direita.

.
Sr. Ademir com a palavra.

.
Sr. Mattano.

.
Zoreia

.
Prefeito Pedro L. Rippel.

.
Enquanto esperávamos amenizar a chuva, nos ofereceram um delicioso salchichão com pão doce, muito bom!


.
A chuva passou, hora de voltar, mais umas duas horas de viagem. A maioria dos carreteiros pousaram no local, mas nós tinhámos que retornar, pois no outro dia já havia outro compromisso firmado, a Cavalgada de Aniversário do CTG Pousada dos Tropeiros, que irei comentar na próxima postagem.
.
Veja mais fotos clicando nas imagens abaixo.
2ª Carreteada Taquara - Rolante 19.02.2011 - Wernek

2ª Carreteada Taquara - Rolante 19.02.2011 - Valter