Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Um dia no 4º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana

No dia 16 de setembro, a convite do grande amigo e irmão de tropeada Marco Aurelio Angeli (Zoreia) e do Presidente da Associação Recanto Galponeiro Aécio Roberto Gampert, eu e o Wernek, estivemos no 4º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana, na Sede do CTG "O Fogão Gaúcho" em Taquara para contribuir com as oficinas e palestras programadas para este dia.
.
Chegando lá nos deparamos com uma realidade bem diferente do que estamos acustumados a ver por aí. Primeiro o Acampamento é todo coberto, existe um enorme pavilhão central e todos os galpões estão com as frentes voltados para o interior dele, pode chover a vontade que os eventos culturais programados não serão afetadas.
.
A organização é outro diferencial, tudo nos seus lugares funcionando como um relógio suíço. Todos tem suas tarefas pré-definidas e as cumprem perfeitamente, nada pára de funcionar, sempre há uma atividade em desenvolvimento.
.
Só no dia 16, passaram pelo Acampamento mais de 1.500 alunos, que se divertiram passeando a cavalo ou em carroças puxadas por bois ou burros e trenzinho puxado por um trator. Além disso diversas oficinas, palestras, brincadeiras, apresentações, filmes, etc... estavam disponíveis para a criançada. Outro ponto interessante é o lanche oferecido, pão com salchichão e refrigerante, a fila é organizada por escola sem tumulto, tudo na santa paz!
.
A integração do Poder Público é total, tanto é que existe um galpão da Câmara de Vereadores dentro do Acampamento e inclusive neste dia ocorreu uma Sessão Solene, com a presença do Prefeito Délcio Hugentobler, onde foi entregue para a Srª Tammy da Silva, Diretora da Secretaria de Assistência Social e Habitação, mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados pelos galpões instalados no Acampamento, destinado as famílias que passam por situações precárias no município. É muito comum encontrar o Prefeito, Secretários, Diretores, Vereadores, em fim toda a máquina pública circulando pelas depedências do Acampamento.
.
Encontramos lá a Prenda Estadual, Adriane Rebeck de Passo Fundo, que veio um dia antes visitar, mas gostou tanto que ficou mais um dia. Diz ela que não tinha visto ainda um Acampamento igual a este, e que estava apredendendo muito, inclusive a cavalgar, pois nunca tinha montado num cavalo antes. Nós saímos às 22:30 hs e ela ainda estava por lá, será que ficou mais um dia?
.
A noite um grande público vem sempre conferir as atrações artísticas, sempre um show para contemplar. Já passaram por aqui: Elton Saldanha, Os Serranos, Odilon Ramos e ainda vão passar: João Chagas Leite, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Joca Martins e muitos outros artistas. Os Bailes são animados pelos grupos: Fandangueiros, Porteira de Estância e outros. O astral é tão diferentes que até um casamento a moda gaúcha aconteceu, pena que minha máquina queimou o flash e não deu para registrar.
.
Outra presença constante foi a do Coordenador da 22ª RT-MTG, José Roberto Fischborn, um dos articuladores do Acampamento, que registrava tudo com muito orgulho, sabendo que o evento era um sucesso e sem dúvida um dos mais importantes do Estado. O Sucesso foi tanto que neste dia foi capa da Zero Hora, apresentando uma foto com nosso amigo Zoreia conduzindo a criançada faceira no carroção puxado por burros.
.
No final da tarde nós não resistimos a alegria da gurizada e fizemos também um baita passeio de carroção até a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara), parece que estava voltando no tempo, lembrando da época que andava de carroça com minha vó e tios, na Estância Grande em Viamão.
.
Já passava das 22:30 hs e a vontade era de ficar, acho que os mesmos bixinhos que picaram a Adriane nos pegou também, a hospitalidade, o respeito, a alegria, a amizade, a boa vontade, e uma série de outros princípios nos provocavam para ficar, mas os compromissos assumidos para o dia seguinte em Viamão devem ser cumpridos. Fica a certeza de que aprendemos muito, principalmente no que diz respeito a organização e espirito de parceria entre todos e em 2011 estaremos de volta, desta vez para ficar mais.
.
Parabéns Aécio, Zoreia, José Roberto, Poder Público, Comércio e Industria de Taquara e todos que abraçaram esta linda festa gaúcha, exemplo a ser seguido por todos que desejarem fazer eventos bem organizados de cunho cultural, social, histórico, educacional, etc....
.
Alguns registros do dia

.
Vista geral do Acampamento e apresentação das Escolas locais.

.
Câmara de Vereadores instalada no Acampamento.

.
Entrevistas na rádio local, uma pela manhã e outra no final da tarde.

.
Passeios de trenzinho.


.
Passeios em carroças puxada por bois.

.
Uma das maiores atrações, o passeio de carroça puxada por burros.



.
Público esperando pelas oficinas.

.
Oficina de Chimarrão.

.
Oficina de tosquia.

.
Oficina sobre lenços.


.
Passeios a cavalo e uma atenção especial com a APAE.



.
Oficina sobre culinária gaúcha.


.
Filmes comentados.

.
Wernek falando sobre tropeirismo.


.
Oficina de artes.

.
Oficina de danças.

.
Vaca parada.

.
Prenda Estadual Adriane apredeu muita coisa em Taquara, como por exemplo: andar a cavalo...

.
...Tosquia.

.
Passeio no final da tarde até a FACCAT.

.
Sessão Sonele da Câmara de Vereadores.

.
Coordenador da 22ª RT-MTG, José Roberto que gentilmente cedeu suas fotos do dia para este blog.

.
Adriane, eta guria boa de fala!!!

.
Prefeito Délcio.

.
Entrega oficial de mais de uma tonelada de alimentos não precíveis.


.
A noiva esperando a hora da cerimônia.

.
Isso tudo no dia 16 e para terminar show com o Grupo Cordas e Cordeonas e depois baile com o Grupo Fandangueiro.

.
Querem mais? Iria dizer para ir até lá, infelizmentes já terminou, mas no ano que vem não deixem de visitar o 5º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana, garanto que será inesquecível, especialmente porque em 2011 a Chama Crioula Estadual será oficialmente acesa em Taquara.
.
Vejam mais fotos clicando nas imagens abaixo.
4º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana - José Roberto

4º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana - Valter

4º Acampamento Farroupilha do Vale do Paranhana - Wernek

RAÍZES TROPEIRAS - 1º POUSO - ANA RECH


.
Ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, RS, o evento RAÍZES TROPEIRAS - 1ª Pouso, promovido pelo CTG Ginetes da Tradição, entidade preocupada na manutenção e divulgação do Ciclo do Tropeirismo no Rio Grande do Sul, principalmente a relação social, cultural e econômica com as demais localidades ao longo das Rotas dos Tropeiros até Itapetininga e Sorocaba e dali para o resto do Brasil. Influências estas, que contribuiram para moldarem o Tropeiro Gaúcho.
.
A programação foi muito bem elaborada (veja abaixo), com palestras, danças, roda de viola, oficina e um desfile muito interessante.

.
Chegamos de Viamão, RS na sexta-feira (dia 27) já anoitecendo, eu e meu companheiro de tropeadas Wernek, e de imediado recebido pelo Patrão José Evaney Laurindo (Chico), que nos recepcionou com muito carinho e um belo jantar e logo depois com uma roda de viola. Lá encontramos nosso grande amigo e parceiro de tropeadas, Marco Aurelio (Zoreia), criador de muares em Taquara, RS e mais tarde outro muleiro, grande incentivador do resgate da prática do tropeirismo no RS, Ivan Machado, Presidente da OCCBTG, amigo que nos deu pouso por dois dias na Granja do Sabiá no distrito de Fazenda Souza, na cidade de Caxias do Sul, RS.
.
Aproveitamos esta noite para trocar uma prosa também com os amigos de Sorocaba, Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho de Oliveira, imaginem sobre o que? rsssss, mulas é claro! Infelizmente não consegui assistir a palestra do Sérgio sobre Brasil Tropeiro, que foi a Conferência de Abertura, pois estava desencilhando o burro "Ademenciano", mas vamos trocar muitas informações sobre o assunto.
.
Da esquerda para direita: Patrão Chico, Ivan Machado, Eu e Zoreia, observando um Livro dos Caixeiros Viajantes de 1913, ricamente ilustrado.

.
Na abertura, chegamos de mulas e cargueiros.


.
Várias autoridades tradicionalistas estavam presentes e entre elas o Folclorista Paixão Cortes, Patrono da Feira do Livro 2010 de Porto Alegre e Manoelito Savaris, Presidente do IGTF e Vice-Presidente da CBTG.


.
Manoelito Savaris entre três muleiros.

.
A Missa Crioula foi um dos pontos altos do evento, realizada com muita emoção por um Padre muito gaudério, que inclusive dança com a Xiruzada do CTG.



.
Após o almoço o Grupo Biriva Luiz Antônio Alves fez apresentação das Danças Birivas: Fandango Sapateado, Chico do Porrete, Dança dos Facões e Chula.




.
Historiador Luiz Antônio Alves, Padrinho do Grupo Biriva
.
Muito interessante foi a exposição de peças antigas de metal utilizadas na montaria, incluindo espadas oficiais. Os Objetos pertence ao Felipe de Nova Pádua, RS


.
Mesa Redonda: Os Ciclos do Tropeirismo - (D)Luiz Antonio Alves de Caxias do Sul, RS (C)Lucila Scarbi Santos de Bom Jesus, RS e (E)Vera Barroso de Porto Alegre, RS.

.
Oficina sobre tralhas de muares ministrada pelo Zoreia.

.
Nosso pouso na Granja do Sabiá, propriedade de Ivan Machado. Da esquerda para direita: Eu, Zoreia, Celene, Ivan Machado e Davi.

.
Roda de viola de integração.

.
Mas que tal! Este mate com a erva Valério!

.
A Indumentária Tropeira por Sandra Maria Schimith Alves de Caxias do Sul, RS.

.
Geraldo Bonadio de Sorocaba, SP, palestrando sobre as Relações entre o Rio Grande do Sul e Sorocaba.

.
A última palestra foi do Manoelito Savaris de Caxias do Sul, RS sobre a Influência do Tropeirismo na Cultura Gaúcha. Logo após o almoço, começamos preparar os animais para o desfile: A Evolução dos Meios de Locomoção de Antigamente e Atuais.




.
Última ajeitadas nas esporas.

.
Já na Avenida, prontos para o desfile com o burro "Ademenciano" do meu amigo Zoreia.















.
Distribuição de rapaduras pelas Prendas do CTG Ginetes da Tradição para o público.

.
Senhora cavalgando sobre selim, coisa rara hoje em dia!

.
Alguém perdeu o poncho!rssss.

.
Fim do desfile.


.
Mas que tal!

.
Guardando os animais.


.
Guardando as nossas tralhas.

.
Fica um grande abraço e que em breve estejamos juntos outra vez nesta magnifica Entidade Tradicionalista. Parabéns pelo grande feito em prol do Tropeirismo.

.
Veja mais fotos clicando nas imagens abaixo.

Raízes Tropeiras Ana Rech Wernek 28 e 29.08.2010

Raízes Tropeiras Ana Rech Valter 28 e 29.08.2010
.
Visitem o site do CTG Ginetes da Tradição http://www.raizestropeiras.com.br/ e vejam o vídeo muito lindo produzido pelo Grupo Biriva Luiz Anônio Alves. Parabéns novamente.