Magnífica reprodução a bico de pena do meu grande amigo XICO (Francisco Carlos S. da Silva) Arquiteto da UFRGS e Designer Gráfico de primeira, retratando o descanso de carreteiros nas várzeas de Porto Alegre no início do século XX.
.
.

Viamonenses no Acendimento da Chama Crioula em Itaqui

Dois Viamonenses (Valter Fraga e Wernek Bandeira) foram convidados pela Ordem dos Cavaleiros da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (OCCBTG), Entidade Maior do Movimento Tradicionalista Brasileiro, para fazerem parte da Comitiva Oficial de Cavalarianos desta Entidade, durante o acendimento da Chama Crioula Estadual na cidade de Itaqui, fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
.
Saimos de Porto Alegre por volta das 4:30hs da madrugada do dia 12 de agosto e chegamos em Itaqui às 15:30hs, e de imediato nos encaminhamos para nosso local de pouso e esperamos os animais chegarem (17:00hs), cujas cocheiras já estavam reservadas.

.
Junto conosco estava uma figura humana impar, Tio Nanato, pessoa muito simples, descontraída que nos encheu de alegria todos os dias, contando causos, piadas, cantando suas músicas de puro xucrismo. Carismático, muito disposto a atender a todos que o procuraram. Toda esta disposição talvez seja pelo fato dele já está deitado por volta das 20:00hs e acordar cedo para tomar chimarrão. Valeu Tio Nanato, apredi muito contigo neste curto espaço de tempo, especialmente um nó de lenço chamado "Testa de Touro", que pretendo reproduzir em outra postagem.

.
Dia 14, às 08:00hs encilhamos nossos animais e partimos do acampamento (Sindicato Rural de Itaqui) em direção ao Cais do Porto, junto ao Rio Uruguai. Atravessamos a cidade e a população itaquiense sempre presente, prestigiando e participando deste evento que ficará marcado para sempre nesta cidade que tem o "frio mais quente do RS", frio fisicamente, mas quente na hospitalidade.
.
Maiores informações sobre o acedimento da Chama Crioula podem ser vistas no site CHAMA CRIOULA
http://chamacrioula.com/ver_news.php?oid=00029 ou no MTG Clicrbs http://wp.clicrbs.com.br/mtg/2010/08/14/chama-crioula-e-acesa-em-itaqui/?topo=52,1,1,,191,e191 .
.
Após o acendimento oficial, retornamos ao acampamento. O projeto inicial era de cavalgarmos até São Francisco de Assis, mas por motivo de doença de familiares de nossos parceiros, retormos no domingo, mas com a conciência do dever maior programado pela OCCBTG cumprido.
.
Destacarei algumas fotos que marcaram nossa passagem em Itaqui.
.
E de-lhe gaita Tio Nanato!!


.
Hasteamento das Bandeiras.


.
Uma das tantas entrevistas com o grupo.




.
Marco Aurelio (Zoreia) de Taquara, argumentando sobre o acendimento da Chama Crioula 2011 em sua cidade.

.
Desfilando em direção ao Cais do Porto.

.
Wernek entregando flores para senhoras da cidade.


.
Chegando ao Cais do Porto.



.
Mais de 700 cavaleiros postados no Cais do Porto.


.
O público presente era muito grande, estimado em 2.000 pessoas.

.
Chama Crioula acesa nas Missões e conduzida por um índio, simbolizando a união cultural entre os povos latinos.

.
Centelha vinda da cidade de La Cruz, localidade de Alvear, Provincia de Corrientes, Argentina e conduzida pelo grupamento de Granaderos (foto de Bruno Santos).

.
Finalmente a fusão destas duas centelhas, mais a de Itaqui que a 30 anos se mantem acesa (foto de Bruno Santos).

.
Rodi Borghetti, Patrono da Semana Farroupilha 2010, iniciando o translado da Chama Crioula para o Sindicato Rural de Itaqui.

.
As duas fotos seguintes são de Bruno Santos, registrando nossa passagem, junto com a OCCBTG.


.
De volta para o acampamento.

.
Chegando no acampamento.



.
A Chama Crioula no acampamento.

.
No caminho de volta, entre Santiago e Unistalda, esta casa antiguíssima.

.
E para finalizar, uma coca-cola com Tio Nanato!!


.
Vejam mais fotos clicando nas imagens abaixo.
UTV Chama Crioula Itaqui - Wernek 14.08.2010
UTV Chama Crioula Itaqui - Valter 14.08.2010

Posse da Nova Diretoria da Estância da Poesia Crioula

Aconteceu neste sábado, dia 21 de agosto de 2010, às 15 horas, no Auditório do Museu Julio de Castilhos, centro de Porto Alegre, a posse da nova diretoria da Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul, onde foi empossado como presidente o Poeta Cândido Brasil, nascido em Porto Alegre, mas criado no “Triângulo Crioulo”, entre as cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul e Jaguari, atualmente residindo em Cachoeirinha.

A apresentação do evento esteve a cargo da Declamadora Adriana Braun e do Pajador Paulo de Freitas Mendonça, que também brindaram o público com sua arte, tendo o acompanhamento de Paulinho Pires ao violão, emocionando a todos.

A solenidade contou com os pronunciamentos dos Poetas, Ex-Presidentes da entidade, Léo Ribeiro de Souza, em nome da Comissão de Notáveis que conduziu o processo eleitoral e José Machado Leal, que ora passava o cargo.

Foi apresentado um vídeo sobre a Estância da Poesia Crioula, desde a sua fundação, ações desenvolvidas ao longo da história e momento atual.

Foram empossados para dirigir a entidade na gestão 2010/2012 os seguintes poetas: Presidente: Cândido Brasil, Vice-Presidente: Avelino Alexandre Collet, Secretário Geral: Léo Ribeiro de Souza, 2º Secretário: Darcy Everton Dárgen, 1º Tesoureiro: Sidinei Azambuja, 2º Tesoureiro: Paulo Roberto de Fraga Cirne, Conselho Deliberativo: Paulo Zeni Araújo, Beatriz de Castro e Paulinho Pires, Conselho Fiscal: Luiz Alberto Ibarra, Sued Macedo, Dilmar Xavier da Paixão.


O novo Presidente Cândido Brasil

Paulo Mendonça e Adriana Braun

Nova Diretoria

Confraternização

Comissão de Notáveis

.

A todos um grande abraço e uma gestão cheia de realizações.

Texto e fotos enviadas pelo Presidente Cândido Adalberto de Basto Brasil.